sábado, 11 de agosto de 2012

Cinco lavanderias bonitas e organizadas.

Quem capricha na casa toda, não pode deixar a área de serviço de lado. A escolha dos armários, dos acabamentos e das cores faz toda a diferença, como mostram as fotos:


Raio x desta lavanderia - Piso e paredes: pastilhas de vidro (2 x 2 cm, ref. HF60, da Colormix) cobrem o espaço (na parede, até 1,20 m de altura). Paredes (parte superior): laminado texturizado branco (Marcenaria Yamato). Portas: receberam tinta esmalte roxa até 1,20 m (ref. Suco de Uva, da Suvinil). Iluminação: dimerizável, com spots de alumínio que correm em trilho (Reka). Lavadora: tem abertura frontal e capacidade para 5 kg de roupas (Electrolux).


O tom da área de serviço replica a cor do laminado usado na parte superior das paredes da cozinha, mas na posição inversa. Isso cria um elo divertido entre os espaços. O tom de uva coloriu metade da parede. “Para dar identidade a lavanderia, usei uma tonalidade menos corriqueira e priorizei a iluminação amarelada em substituição à luz fria”, conta o arquiteto. “Tudo isso para trazer charme e conforto a uma área normalmente pouco valorizada.”


Na reforma do apartamento, comandada pelo arquiteto Guto Requena, a lavanderia ganhou cor atraente, revestimento transado e centímetros a mais, pois a área foi redimensionada.


Raio x desta lavanderia - Piso: coberto de marmoglass branco (material superresistente a produtos abrasivos, riscos e manchas). Paredes: foram pintadas de tinta acrílica semi fosca branca (Suvinil ). Bancada: composta de uma peça única de Corian glacier white (Ornare). Armários: de laminado fosco, exibem nas portas o puxador modelo Ada (Ornare). Lava-e-seca: modelo com abertura frontal e capacidade para 10 kg (LG). Cor e textura apenas nos acessórios: tapete de ripas de bambu, cestos organizadores de taboa e porta-saco de plástico. Itens da Tok & Stok.


Esta lavanderia não perdeu espaço de guardar mesmo sofrendo muitas alterações. Entre elas, ter sua área diminuída. O bom planejamento é o trunfo do projeto da designer de interiores Cláudia Damasceno, que instalou um armário até o forro em uma das paredes. “Ele acomoda com folga escada, tábua de passar, vassouras, produtos de limpeza e roupas”, diz. Do lado oposto, Cláudia alocou uma bancada com tanque de embutir e armário baixo.


Sob a bancada, o módulo, com proteção de alumínio na base, comporta os baldes. Produtos de limpeza ficam no suporte deslizante.


Gavetas com aramados internos acolhem as roupas limpas.


No varão, se acomodam as peças passadas.


Portas altas ocultam vassouras e outros itens.


Raio X desta lavanderia - Piso: revestido de placas de granito São Gabriel (Tamboré Mármores), material fácil de limpar e resistente a manchas. Armários: ao lado da máquina, um módulo com revestimento melamínico (Kitchens) guarda os produtos de limpeza. Na despensa, um móvel sob medida ocupa a área sob a janela (Marcenaria Beldan). Varal: mede 70 cm x 1,50 m e tem mecanismos embutidos no forro (Molina’s). Lava-e-seca: da marca LG, conta com abertura frontal e capacidade para 8 kg. Penduradas em hastes perpendiculares às janelas, as roupas não bloqueiam a circulação de ar e secam mais rápido. Cestos da Utilplast, potes da Etna e hortinha da Anni Verdi.


Módulo de ármario com revestimento melamínico para produtos na área de serviço.


A farta luz natural, ampliada pelo branco de paredes e armários, permitiu ao arquiteto Marcelo Rosset usar um piso preto. “Como o espaço é bem iluminado, o granito são-gabriel não o escureceu em nada”, garante. Para deixar o visual organizado, Marcelo optou por um varal específco para forros de gesso. “O modelo evita presilhas na parede e embute os mecanismos no teto”, diz. Continuação do ambiente, o quarto de empregada virou despensa.


Raio X desta lavanderia - Piso: de granito são-gabriel, já existia. Paredes: ladrilhos hidráulicos de 15 x 15 cm (Dalle Piagge) realçam uma delas. Bancada: de concreto armado (2,25 m x 80 cm, espessura de 10 cm), ganhou pastilhas de vidro (2 x 2 cm, ref. D94, da Colormix), compradas na Portoro. Tanques: embutidos, de aço inox (Tramontina), fazem parceria com as torneiras altas da linha Link, da Deca. Lava-e-seca: tem abertura frontal e capacidade para 10 kg (Brastemp). O cesto para roupas limpas (Tok & Stok) e a bacia flexível (Utilplast) facilitam na hora de pôr e tirar as peças da máquina. Na foto acima, lixeira, toalha e porta-sabão da Etna.


“A bancada amarela é outro foco de atração da lavanderia”, diz Gabriel. A peça, de concreto armado, agrupa dois tanques de aço inox e ainda serve de abrigo para a lavadora.


Não há como negar: os forões azuis do ladrilho hidráulico instalado na parede são o destaque desta lavanderia. “A moradora pediu um espaço alegre, colorido, e que fugisse do padrão dos apartamentos”, conta o arquiteto Gabriel Magalhães, que assina o projeto com o sócio, Luiz Cláudio Souza.


Raio X desta lavanderia - Piso: coberto de ladrilhos hidráulicos com padrão geométrico (Dalle Piage). Paredes: placas de cerâmica branca, feitas sob medida (23 x 5,5 cm, da Gail), Bancada: de Silestone (blanco zeus, da Cosentino), resguarda o tanque embutido, de aço inox, e o armário (Kitchens). Prateleira: dispõe de um cabideiro para pendurar as camisas passadas (Kitchens). Lavadora e secadora: cada máquina tem capacidade para 10 kg (ambas da LG). Ao fundo, a banqueta Pop (Tok & Stok) apoia o regador de plantas (Benedixt). Nichos para vasos da Marcenaria Vinca. Latas (Utilplast) guardam sabão em pó. Cestos e cabides da Coza (Tok & Stok).


Prateleira com cabideiro para pendurar as camisas passadas.



No apartamento, com planta compartimentada, as portas de vários ambientes davam para a área de serviço. Os arquitetos Alexandre Skaf e Simone Carneiro, da Sao Arquitetura, resolveram isolar o espaço erguendo uma parede, na qual está fxado o cabideiro. “Isso melhorou a circulação. Do outro lado dessa divisória, integramos a copa à cozinha”, diz Simone. O visual também fcou mais limpo, o que favoreceu instalar o ladrilho estampado no piso.

Site Casa Abril - Ambientes.
Publicado em 09 de Agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário