segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quatro projetos de iluminação em sala, cozinha e corredor.

LED, dimmer, timer, sensores e outros equipamentos distribuídos em um projeto transformam os ambientes.



A iluminada vista da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e o desejo do proprietário de um ambiente clean levaram o lighting designer Gilberto Franco, do paulistano Gilberto Franco Associados, a propor uma iluminação discreta. Um único rasgo no teto, equipado com lâmpadas xenon (Lumini), contracena com a emissão indireta proveniente das lâmpadas do mesmo tipo instaladas atrás das prateleiras. A escolha dessa fonte de luz quase alaranjada proporcionou um efeito de aconchego importante num cômodo amplo, de linhas essencialmente geométricas. Tipos de iluminação: indireta, direta e orientável.



Três pontos de dicroicas (um para cada jogo de caixilhos da grande janela) terminam de compor a iluminação da sala deste apartamento projetado nos anos 50.



Quando encontrou sua nova casa, a lighting designer Junia Azenha, de São Paulo, deparou com uma limitação para o projeto de iluminação. “O pé-direito baixo [2,60 m] impediu estratégias como embutir pontos num forro de gesso”, conta. A solução veio de uma sanca por onde passa uma linha de lâmpadas xenon, que dá a volta na sala toda. Tipos de iluminação: indireta e difusa.



A missão de concentrar ambientes de estar, jantar e home theater e ainda assim conseguir uma ambientação arejada e limpa contou com a contribuição das luminárias de um dos mais premiados designers de luz do país, Fernando Prado. Ele assina a arandela de vidro opalino Eclipse (Lumini), equipada com lâmpada incandescente de 40 w.



O projeto de arquitetura deste apartamento carioca prioriza a integração entre cozinha, copa e áreas sociais. “Por isso optei por uma luz mais neutra”, lembra o lighting designer Gilberto Franco. Para obter esse resultado, ele combinou dois tipos de halógena nos pontos sobre a mesa. Dicroicas propiciam o foco e a reprodução de cor ideais para lidar com alimentos. “Nas luminárias mais distantes da bancada, nas bordas do ambiente, usei halopins, que espalham um pouco mais a luz”, descreve. Tipos de iluminação: direta.



As luminárias de embutir são da Lumini e as lâmpadas, da Philips e da Osram nesta cozinha.



Neste hall de entrada de uma casa de Rondonópolis, MT, o lighting designer Rafael Leão destacou apenas a parede mais importante do espaço, criando um nicho no piso com fechamento de vidro leitoso ao longo de toda sua extensão. Equipada com lâmpadas fluorescentes tabulares de 32w e 3mil k, essa calha tornou possível desimpedir o ambiente de hastes e abajures. Tipos de iluminação: indireta e direta.




Para a luz focal sobre a mesa de jantar, foram instaladas duas luminárias de embutir, equipadas com lâmpadas AR 111.

Site Casa Abril - Materiais de Construção. Publicado em 06 de Julho de 2012.
Reportagem Ana Weiss e Maria Helena Pugliesi (texto) | Design Renata Rise | Ilustrações Campoy Estúdio e Renata Rise | Revisão técnica Rafael Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário